Como manter o seu Relógio Mecânico ou Automático...

  • O movimento de um relógio pode ser comparado ao motor de um carro, que necessita de lubrificação, limpeza e ajustes periódicos. O desgaste provocado entre as diminutas peças de um relógio, se não houver lubrificação adequada dos seus componentes, pode comprometer o seu funcionamento.
  • Os mecanismos dos relógios são lubrificados com óleos e graxas de pouca viscosidade. A imobilização do movimento, portanto, pode causar o espessamento dos lubrificantes, diminuindo a sua eficácia. O atrito torna-se muito maior, inutilizando, em pouco tempo, todo o sistema.

  • Ajuste e lubrifique o movimento a cada cinco anos. No caso de uso intenso, a cada três. A resistência à pressão, no caso de uso aquático, deve ser analisada anualmente. Procure por relojoeiros de boa qualidade técnica. Na dúvida, opte pela assistência técnica autorizada.
  • A melhor maneira de manter um relógio em perfeitas condições, é o seu uso contínuo. Isto é um grande problema quando se tem vários modelos. A solução é a compra de um bom "watchwinder" (aparelho com estimulação elétrica que faz com o seu relógio continue em movimento mesmo não sendo usado), que manterá o movimento em funcionamento. Na pior das hipóteses, use o relógio pelo menos uma vez a cada quinze dias.

Comentários

flávio disse…
Quando criei o site "Relógios Mecânicos" no Brasil (http://relogiosmecanicos.vilabol.uol.com.br ) não imaginei que seus artigos seriam copiados sem dó. Ora, existem normas de direito do autor, mesmo na internet! Por favor, indiquem as fontes dos textos, pois este foi escrito por mim há cerca de 8 anos! Pelo amor de Deus, tenha dó!

Outro engraçadinho está no site http://www.relogios-de-portugal.com/Relogios_mecanicos.htm

que teve a "cara de pau" de copiar páginas minhas que inclusive já foram publicadas em revistas. O mínimo que se exige na net é indicação de fontes.

Flávio

Flávio Maia
Unknown disse…
Concordo com o Flávio Maia!!
Freqüento seu fórum há anos e sei que estes artigos são de sua autoria.
O Justo e honesto é dar o crédito do que está escrito a ele, como fonte criadora dos textos.
Que os moderadores avaliem e tenham a consciência de que este feito é uma criação do Flávio, e que este merece ser citado como criador.

Octávio Soares

Mensagens populares deste blogue

A estação estival está aí: top 20 dos serviços mais procurados

DESCUBRA COMO SELECIONAR A EMPRESA DE REMODELAÇÕES ADEQUADA PARA O SEU PROJETO

O Fascínio dos Carros Usados, Vintage e Relógios: Unindo a Paixão pelo Passado