Dicas: Funcionamento de Relógios

Seguem-se mais alguns conselhos que irão ajudar a prolongar o funcionamento dos relógios...

  • O movimento de um relógio pode ser comparado ao motor de um carro, que necessita de lubrificação, limpeza e ajustes periódicos. O desgaste provocado entre as diminutas peças de um relógio, se não houver lubrificação adequada dos seus componentes, pode comprometer o seu funcionamento.
    Os mecanismos dos relógios são lubrificados com óleos e graxas de pouca viscosidade. A imobilização do movimento, portanto, pode causar o espessamento dos lubrificantes, diminuindo a sua eficácia. O atrito torna-se muito maior, inutilizando, em pouco tempo, todo o sistema.
  • Ajuste e lubrifique o movimento a cada cinco anos. No caso de uso intenso, a cada três. A resistência à pressão, no caso de uso aquático, deve ser analisada anualmente. Procure por relojoeiros de boa qualidade técnica. Na dúvida, opte pela assistência técnica autorizada.
  • A melhor maneira de manter um relógio em perfeitas condições, é o seu uso contínuo. Isto é um grande problema quando se tem vários modelos. A solução é a compra de um bom "watchwinder" (aparelho com estimulação elétrica que faz com o seu relógio continue em movimento mesmo não sendo usado), que manterá o movimento em funcionamento. Na pior das hipóteses, use o relógio pelo menos uma vez a cada quinze dias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A estação estival está aí: top 20 dos serviços mais procurados

DESCUBRA COMO SELECIONAR A EMPRESA DE REMODELAÇÕES ADEQUADA PARA O SEU PROJETO

O Fascínio dos Carros Usados, Vintage e Relógios: Unindo a Paixão pelo Passado