Babysitter ou creche: qual será a melhor opção?
Tomar decisões sobre quem cuida dos filhos é sempre um momento importante para qualquer família. Babysitter ou creche? Esta pergunta é muito complexa para os pais e não há uma resposta única. Tudo depende se há vaga na creche, se os babysitters da sua zona têm disponibilidade, dos seus horários e, obviamente, também das prioridades da família. Vamos então explorar as duas opções sem qualquer julgamento!
Quais são as vantagens e as desvantagens de contratar uma babysitter?
A principal vantagem de contratar uma babysitter é ter uma pessoa dedicada exclusivamente a cuidar do seu filho. A maioria das babysitters só tomam conta de uma criança de cada vez, enquanto as amas têm no máximo 3 crianças juntas. Por isso, podem dar muito mais atenção ao seu filho do que as educadoras de infância da creche e criar um vínculo mais forte.
Além disso, a babysitter oferece mais flexibilidade do que uma creche. A creche tem sempre um horário fixo e, se precisar de ficar mais tempo, tem de pagar o prolongamento. Para quem trabalha por turnos, ou para quem faz horários menos convencionais (por exemplo, tripulantes de aeronaves, médicos, etc), uma babysitter oferece uma flexibilidade muito maior, o que é uma vantagem enorme.
Por último, também existe a vantagem de estar num ambiente familiar. Tanto as babysitters como as amas oferecem um ambiente familiar, em que a criança fica rodeada de brinquedos num espaço conhecido. Para crianças mais ansiosas, ajuda a que a transição seja muito mais tranquila e segura.
Agora, vamos às desvantagens. A primeira questão é saber como escolher uma ama ou uma babysitter, já que precisa de encontrar alguém de confiança. A segunda é que, ao estar dependente da babysitter, fica dependente de uma só pessoa. Se adoecer ou tiver um problema, o cuidado do seu filho não fica garantido – pelo contrário, numa creche haverá sempre alguém responsável.
A propósito, deixo aqui o link para encontrarem babysitters no Porto.
Quais são as vantagens e as desvantagens da creche?
A meu ver, a principal vantagem da creche é escolher um espaço pensado para o desenvolvimento das crianças, com profissionais qualificadas e actividades estruturadas que estimulam o crescimento. Além disso, é uma excelente oportunidade de conviver com outras crianças da mesma idade, o que é uma óptima forma de desenvolver o vocabulário e competências sociais como a empatia e a comunicação.
Para muitas famílias, outro ponto a favor é o programa de actividades que muitas creches oferecem. Desde jogos a música até trabalhos manuais, tudo é pensado para estimular a criatividade e apoiar o desenvolvimento cognitivo e motor. É uma excelente forma de garantir que o dia da criança é preenchido de forma enriquecedora.
No entanto, nem tudo são vantagens. Um dos desafios das creches é o risco de contágio de doenças, dado o contacto constante com outras crianças. Constipações e viroses são praticamente inevitáveis, especialmente nos primeiros tempos. Por isso, muitas famílias preferem deixar os filhos na creche só depois de já terem as primeiras vacinas e optam por amas nos primeiros dois ou três anos.
Tal como já dissemos acima, os horários fixos são outra limitação, especialmente para quem tem um trabalho mais exigente. Se não conseguir cumprir os horários estabelecidos, poderá ser necessário combinar a creche com outros tipos de apoio. Se não tem uma boa retaguarda familiar, quase de certeza que precisará de contratar uma babysitter ou uma ama.
Então, qual é a melhor opção: babysitter ou creche?
A resposta a esta pergunta depende sempre das necessidades específicas da sua família e da personalidade do seu filho. Há crianças que prosperam num ambiente social e estruturado como o de uma creche, enquanto outras se sentem mais confortáveis com os cuidados personalizados de uma babysitter. Depois, também depende dos seus horários e da disponibilidade para ir buscar ou não as crianças à creche e do preço da babysitter no Porto vs o preço da creche..
No entanto, também queria realçar que não precisa de escolher uma coisa ou outra. Há muitas famílias que deixam os filhos com as amas antes de começarem o pré-escolar. A opção “certa” para a sua família pode variar consoante a fase de desenvolvimento da criança e as vossas necessidades. A decisão mais acertada é aquela que garante o bem-estar e felicidade do seu filho – e vossa tranquilidade como pai ou mãe.
Comentários