Cuidados Essenciais com a Relva no Verão
No Verão, a relva precisa de dois cuidados essenciais: corte e nutrição. Por isso, neste artigo deixo-vos algumas dicas para cortar a relva e alguns conselhos para regar a relva sem gastar uma quantidade absurda de água! Vamos a isso?
Mantenha a relva curta
Um dos principais cuidados que se deve ter com a relva no verão é manter a altura curta, especialmente se estiver junto à casa. Para evitar a propagação de incêndios, recomenda-se ter uma faixa pavimentada nos 1-2 metros à volta da casa. Já a relva não deve ter mais de 20 centímetros de altura. Como a relva cresce mais depressa nesta altura do ano, é bem provável que tenham de cortar a relva com bastante frequência para manter o relvado bonito e seguro.
Evidentemente, se quiserem manter o relvado como se fosse um campo de futebol, a altura ideal é ainda mais baixa. A relva deve ficar a uma altura de 4 a 5 centímetros, nas áreas mais expostas ao Sol, ou entre 5 a 7 centímetros, em zonas com mais sombra. Neste caso, é bem provável que tenha de cortar a relva ainda mais vezes, por exemplo uma vez por semana. No entanto, nunca cortem mais do que isto para evitar que fique queimada!
No caso de não terem tempo para cortar a relva todas as semanas (quem é quem?), pode contratar um jardineiro para passar a máquina de cortar a relva. Encontrem aqui jardineiros em Braga e jardineiros no Porto. Já agora, aproveitem a visita do jardineiro para mandar aparar os arbustos, que não devem ter mais de 50 centímetros, assim como a copa das árvores. O jardineiro vai ter a experiência e os materiais indicados para fazer estas alterações.
Regue a relva cedo ou à noite
Outro dos cuidados essenciais com a relva no verão é a rega. Devido às temperaturas altas, as plantas têm uma maior necessidade de água para continuarem verdes e saudáveis. No entanto, também devido às temperaturas altas, a água evapora muito rápido. Por isso, recomendo que reguem o relvado cedo, mais ou menos à hora do nascer do Sol. Como provavelmente não têm tempo, a alternativa é regar ao fim do dia, quando já é noite.
No caso de viver numa zona com falta de água, aproveitamos para recordar que pode optar por espécies de relva que precisam de menos água. Uma dessas espécies é a Zoysia, que se adapta extremamente bem às temperaturas altas e que tolera a exposição ao Sol. Além disso, só fica amarela quando as temperaturas descem para 10-12ºC. Portanto, se vive no Sul do país, o vosso relvado vai continuar bonito mesmo nos meses de Inverno!
Na página que vos deixei acima podem confirmar os melhores tipos de relvado para poupar água.
Instale um sistema de rega gota a gota
Outra alternativa para manter o seu jardim bonito durante o Verão e não gastar água em excesso é instalar um sistema de rega gota a gota. Tal como o nome indica, o sistema de rega gota a gota só solta uma gota de cada vez, mas é o suficiente para manter as plantas nutridas. Recomendo este sistema para quem tem várias plantas, nomeadamente flores, canteiros e árvores de fruta, e não apenas para relvados.
Não precisa de regar todos os dias
Sim, leu bem! Sabia que não precisa de regar a relva todos os dias, nem sequer no Verão? Quando as temperaturas sobem, muitas pessoas começam a regar o jardim todos os dias à noite. No entanto, se fizer isto, vai estar constantemente a molhar a palha da relva e a superfície do solo. Por isso, a palha vai começar a acumular, o que dá mais aspecto e seca a relva que está por baixo. E, como se não bastasse, o relvado fica muito mais susceptível a fungos.
Então, o que fazer? O melhor é não regar todos os dias, de modo a deixar que água penetre o solo. Outro cuidado que devem ter é regar em profundidade – ou seja, direccione a água da mangueira para o solo, em vez de regar só o topo da relva. Se regar em profundidade, pode regar o relvado apenas dia sim, dia não, e poupar muita água no fim do Verão. Não só estão a ajudar a vossa carteira, como também o meio ambiente!
Espero que tenham gostado destas dicas! Já agora, se têm vizinhos muito chatos, recomendo que vejam também como escolher a vedação certa para o jardim. Depois venham aqui agradecer-me!
Comentários