Como fazer manutenção do meu relógio? FAQs





Aprenda a fazer a manutenção correcta do seu relógio para o manter no melhor estado possível e nunca chegar atrasado!


Proteger a pulseira

O suor é inevitável. Por isso, é impossível que a pulseira do relógio não se danifique com o tempo. Apesar de ser maioritariamente água, o suor também contém ureia, ácido úrico e sal. Essa combinação de ácido e salgado é especialmente nocivo em pulseiras de couro, borracha e silicone.


Uma maneira de proteger as pulseiras de couro é usar um material para proteger o couro ou um hidratante. No caso das pulseiras de borracha ou silicone, deve lavá-las com sabão neutro. Finalmente, no caso das pulseiras de metal, use uma escova macia para remover as impurezas e prevenir que se forme uma crosta.


Acomodar o relógio em condições óptimas

Se tem mais do que um relógio, ou se não usa relógio todos os dias, não se esqueça de o conservar nas melhores condições possíveis. Guarde-os num local com pouca humidade, com pouca amplitude térmica, e protegido do vento e da poeira.


Se o relógio veio com uma caixa ou um estojo, o melhor é guardá-lo nessa caixa ou estojo. No caso de já não ter a caixa consigo, procure uma embalagem de joalharia acolchoada ou de veludo para o guardar – o veludo absorve a humidade e protege o relógio. Se fica com o relógio parado durante muito tempo, evite locais muito quentes e remova a bateria.



Rever a vedação do relógio

Se estamos a falar de um relógio impermeável que usa praticar natação ou mergulho, a vedação costuma ser feita através de anéis de borracha ou através de um silicone fino.


Essa vedação pode ser revista de tempos a tempos para prevenir infiltrações e para que o relógio não páre de funcionar. Neste caso, deve ir à marca ou um relojoeiro especialista que possa desmontar todo o relógio, fazer a limpeza e a lubrificação correcta da peça.


Limpeza regular

Deixamos o mais importante para último. Independentemente do tipo de relógio, ou da utilização que lhe dá, todos os relógios precisam de uma limpeza regular. Uma limpeza regular (com uma escova macia) ou uma limpeza mais pesada (com benzina, por exemplo).


Ambos os casos precisam que o relógio seja desmontado. Alguns relógios precisam mesmo de ser desmontados peça por peça. Procure um serviço de relojoaria perto de si e mantenha o seu relógio em óptimas condições!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Está na hora de mudar de casa! Como encontrar o imóvel dos seus sonhos

Quanto tempo falta para 2021 chegar?