Aprenda a ver as horas pelo os ponteiros do relógio!

O relógio analógico de ponteiro é o tipo mais antigo de cronógrafo inventado pelo homem. Apesar de não ter a mesma tecnologia e facilidade dos aparelhos digitais, entender como associar as informações que o corpo e os ponteiros do relógio entregam é fundamental para saber exatamente que horas são. Existem diversos modelos de relógios analógicos, alguns com números, outros com algarismos romanos e alguns sem números, exigindo mais memória e imaginação de quem utiliza. 


O mecanismo de leitura, no entanto, é o mesmo. O relógio de ponteiro é dividido em 12 partes ou seções, e cada uma delas representa uma hora, enquanto o intervalo entre cada uma representa 5 minutos. A partir do número, deve-se adicionar 5 minutos a cada um. Para facilitar ainda mais a leitura, algumas vezes, há linhas ou traços menores que marcam a passagem de um minuto. 


Os ponteiros funcionam como indicativos de horas e minutos, e em alguns modelos, há um terceiro ponteiro para marcação dos segundos. O menor indica as horas, o maior indica os minutos, e o mais fino indica os segundos. A leitura dos ponteiros começa sempre pelas horas, depois pelos minutos e, caso haja um terceiro ponteiro, pelos segundos. No entanto, é importante lembrar que o relógio analógico não informa se o horário é de dia ou de noite, o que pode ser facilmente resolvido pelos modelos digitais. 


Chega atrasado ao trabalho? Temos a solução perfeita!


Para ler as horas, deve-se observar o ponteiro menor, que indicará as horas. Para ler os minutos, deve-se observar o ponteiro maior, que marcará os minutos. Para facilitar, pode-se multiplicar o número marcado pelo ponteiro maior por 5. Se o ponteiro estiver entre dois números, deve-se fazer uma estimativa do horário considerando a proximidade do ponteiro maior de alguns dos números. Se houver um terceiro ponteiro, este geralmente marca os segundos.


Tem o seu relógio avariado? Faça a reparação do seu relógio. Veja quanto custa a reparação do seu relógio.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Valor do Tempo: A Importância dos Relógios e a Evolução dos Preços ao Longo dos Anos

Que tipos de cimento existem?

Como reparar um furo de água: guia passo a passo