Dicas para Montagem de Mobiliário IKEA


Os móveis do IKEA não são propriamente famosos por serem fáceis de montar. Bem pelo contrário, por vezes é difícil carregar as embalagens até ao carro, levá-las até casa e arranjar espaço onde montar. Por isso, hoje decidi trazer para aqui algumas dicas de montagem de mobiliário IKEA.


Em primeiro lugar, um “disclaimer”: eu raramente monto móveis do IKEA. Geralmente, há outra pessoa cá em casa que se diverte a montar os móveis e a usar a aparafusadora. Eu só faço de assistente quando é preciso segurar em alguma peça ou reler as instruções pela décima quinta vez.


Quando o “montador oficial” não está disponível, ou quando não me apetece passar o fim de semana todo a montar móveis, gosto de contratar alguém para fazer a montagem de mobiliário IKEA. Ou vocês alguma vez tentaram montar uma cama do IKEA? São parafusos que nunca mais acabam!  


Dito isto, a nossa experiência diz-nos que estas dicas podem ajudar bastante na montagem de mobiliário IKEA:


  • Comprar a máquina aparafusadora da IKEA


A melhor dica para facilitar a montagem de mobiliário IKEA é comprar a máquina para aparafusar que o próprio IKEA vende. Vale cada cêntimo! Os móveis do IKEA têm sempre muitos parafusos e as chaves que eles fornecem acabam por cansar imenso o pulso. Se vão comprar o móvel com gavetas ou montar um estrado da IKEA, não hesitem! 


Além disso, é sempre útil ter este tipo de máquinas em casa. Se comprarem mobiliário em grandes lojas (em vez das lojas tradicionais em Paços de Ferreira, que montam e entregam), vai ser sempre útil ter uma aparafusadora. Cada vez que me lembro que no IKEA nem o caixote do lixo vinha inteiro… 


  • Disponha todas as peças no chão antes de começar


Antes de começar a montar qualquer móvel do IKEA, leia as instruções. A seguir, tire todas as peças da embalagem e separe as peças A do B, do C, do D, e por aí em diante. Quando estiver a montar, vai facilitar muito para encontrar o parafuso certo na hora H, especialmente se montar sozinho! 


Depois, ler as instruções logo no início também ajuda a ter uma ideia de como é o processo e visualizar tudo o que têm de fazer. Ao montar uma mesa de cabeceira, por exemplo, acho que ajuda muito ver logo que peças são para as gavetas e quais é que são para a estrutura principal. Aliás, assim até podem dividir as tarefas.


  • Peça ajuda para montar os móveis grandes 


Sabia que a IKEA recomenda que sejam pelo menos duas pessoas a montar os móveis maiores, como os roupeiros e as cozinhas? Por isso, não tente ser o superherói do mobiliário. Peça ajuda a família e amigos para mobilar a sua casa nova ou, como já sugeri, contrate alguém para fazer a montagem dos móveis. 


Aliás, no caso de ir montar uma cozinha, um móvel de casa de banho ou um resguardo, até pode ser necessário contratar outros profissionais, como um picheleiro ou um electricista, para ter a certeza que fica tudo bem. É muito mais seguro se for um profissional a montar os electrodomésticos! Não arrisquem.



  • Procure um tutorial no Youtube


Os modelos da IKEA vendem-se em todo o mundo… e são iguais em todo o mundo! Por isso, procure “IKEA [nome do móvel]” no Youtube vai encontrar um vídeo de alguém a montar. Mesmo que não perceba o que dizem, de certeza que é uma boa ajuda visual. 



Finalmente, em relação a contratar um profissional para a montagem de mobiliário IKEA, deixo-vos aqui um texto da Daya sobre as vantagens de contratar um profissional. Resumidamente, as pessoas que já estão habituadas a fazer este tipo de biscates conhecem bem todos os modelos da marca sueca.


Portanto, na maioria das vezes já fazem a montagem em modo “automático” e demoram muito menos tempo. Além disso, também já sabem que ferramentas é que vão precisar e vocês não têm de comprar nada de propósito (embora eu ache a aparafusadora um óptimo investimento, só vale a pena se tiverem mais do que um móvel para montar!).  


No nosso caso, quando contratamos um profissional para instalar as calhas das cortinas do tecto, acho que valeu muito a pena. Não só não tínhamos um escadote alto o suficiente (a nossa casa é antiga e tem um pé direito generoso), como também não tínhamos um berbequim adequado para furar o tecto. E depois, por um erro de cálculo, ainda foi preciso um serrote para ajustar a calha! 


Enfim, como dizem em Inglês, “you live and you learn”. Neste caso, montamos móveis do IKEA e aprendemos! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A estação estival está aí: top 20 dos serviços mais procurados

DESCUBRA COMO SELECIONAR A EMPRESA DE REMODELAÇÕES ADEQUADA PARA O SEU PROJETO

O Fascínio dos Carros Usados, Vintage e Relógios: Unindo a Paixão pelo Passado