Limpeza Ecológica: Alternativas Sustentáveis



Há cada vez mais pessoas cientes que os produtos de limpeza são nocivos para o ambiente e para nós. Aliás, até podem causar alergias severas! Por isso, muitas pessoas estão à procura de alternativas sustentáveis para fazer uma limpeza ecológica. A limpeza ecológica, ou “limpeza verde”, usa produtos naturais, que têm um impacto mínimo no meio-ambiente. Além disso, a boa notícia é que já vai ter muitos destes produtos na sua despensa! 


Vejamos então as alternativas sustentáveis para a limpeza, destacando seus benefícios e como podem ser adoptadas no dia a dia:


Vinagre Branco 


O vinagre de vinho branco é um dos produtos de limpeza mais versáteis e eficazes. Como é extremamente ácido, tem propriedades antibacterianas e desinfectantes. Pode até ser utilizado para limpar superfícies como bancadas, pias e as juntas dos azulejos, quando começam a ganhar bolor. Além disso, o vinagre é um excelente removedor de calcário e manchas. 


Atenção! Há vinagre de limpeza à venda nos supermercados. Este vinagre não é próprio para consumo humano, e muitas pessoas acham que é mais eficaz do que o vinagre de vinho branco ou do que o vinagre de sidra. No entanto, experimente primeiro com o vinagre branco que tem sempre em casa – assim, evita comprar produtos de propósito. Na maioria dos casos, o vinagre comum funciona por ter um pH ácido.


Bicarbonato de Sódio


O bicarbonato de sódio é outro ingrediente multiusos que pode ser utilizado para os mais diversos fins, desde limpar os tapetes e os colchões a seco a fazer uma pasta com vinagre para limpar as juntas dos azulejos, passando por eliminar odores nas gavetas da cozinha e manchas na roupa. Assim sendo, convém ter sempre em casa este pequeno ingrediente! Compre bicarbonato para uso culinário.  


Óleos Essenciais


Os óleos essenciais não só conferem um aroma agradável aos produtos de limpeza caseiros, como também possuem propriedades antimicrobianas, antibacterianas e são capazes de servir como repelente natural contra pragas e insectos. Os óleos de lavanda, limão e eucalipto podem ser adicionados a soluções de limpeza para aumentar sua eficácia ou dar um aroma agradável.



Água Oxigenada


A água oxigenada é um desinfetante eficaz e seguro para uso doméstico, especialmente para desinfetar superfícies, limpar roupas e remover manchas difíceis. As manchas de sangue e as manchas mais antigas são as que reagem melhor à água oxigenada, e vale sempre a pena tentar porque é um desinfectante bastante barato. Para desinfetar roupas, pode juntar água oxigenada à máquina de lavar a roupa.



Como incorporar a limpeza ecológica no dia a dia?


O primeiro passo é começar a substituir os seus produtos comerciais por alternativas naturais como o vinagre, o bicarbonato de sódio, o limão e a água oxigenada. Vá começando aos poucos e faça substituições gradualmente, para perceber o que funciona melhor. Em certos casos, pode ser preciso misturar mais do que um ingrediente, ou experimentar diferentes proporções, até remover a mancha ou a sujidade.


Outra dica importante é reduzir o desperdício, utilizando produtos duráveis, como panos de limpeza reutilizáveis (laváveis) ou até reutilizar retalhos de tecido e t-shirts velhas para limpar. No caso das juntas dos azulejos, de que já falámos várias vezes aqui hoje, é possível reutilizar escovas de dentes velhas para escovar! Quanto à água, recomendo utilizar a água que sai do chuveiro enquanto a água não aquece. 


Resumindo, há várias alternativas sustentáveis e saudáveis aos métodos convencionais de limpeza, o que reduz a sua pegada ecológica e promove um ambiente mais saudável. Se sofre de alergias, ou se é sensível a cheiros mais fortes, usar estes produtos é uma forma de evitar este tipo de problemas. Além disso, também acabam por ser mais seguros para os animais de estimação! 


Finalmente, se quiserem contratar uma limpeza doméstica, aconselho a que perguntem sempre à empresa que tipo de produtos utiliza. Já há várias empresas que não utilizam lixívia e que usam apenas os produtos mais sofisticados do mercado, que não libertam nada nocivo para a atmosfera. No entanto, nem todas são assim: confirme sempre antes de contratar o serviço!


Deixo aqui o link para empresas de limpeza em Setúbal e empresas de limpeza em Braga.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A estação estival está aí: top 20 dos serviços mais procurados

DESCUBRA COMO SELECIONAR A EMPRESA DE REMODELAÇÕES ADEQUADA PARA O SEU PROJETO

O Fascínio dos Carros Usados, Vintage e Relógios: Unindo a Paixão pelo Passado