Como resolver instantaneamente fugas de água?
As fugas de água surgem de forma inesperada e, se não forem resolvidas rapidamente, podem causar danos significativos. Embora algumas acções imediatas possam mitigar os danos, só um profissional qualificado pode solucionar fugas de água definitivamente. Neste artigo, vou dar algumas dicas para reagir rapidamente se houver uma fuga de água, além de dar algumas dicas para descobrir as fugas logo no início.
Como identificar uma fuga de água?
Reconhecer os sinais de uma fuga de água é o primeiro passo para resolver o problema. Algumas fugas são evidentes, como a água a escorrer de um cano visível, mas outras podem ser mais subtis e vão dando sinais ao longo do tempo. Estes são alguns sinais que podem indicar problemas:
Contas de água elevadas: um aumento súbito e inexplicável na factura da água pode ser causado por uma fuga. Se notar alguma subida inesperada ou sem motivo, comece a desconfiar. Por outro lado, se está simplesmente a gastar mais água, veja aqui algumas dicas de como poupar água.
Baixa pressão de água: se de repente tem menos pressão nas torneiras ou nos chuveiros, pode ser um sinal de que a água está a escapar por outro ponto do sistema. Se vive num apartamento, a avaria também pode ser na bomba do prédio, por isso confirme com os vizinhos se há mais frações com o mesmo problema.
Cheiro a mofo ou bolor: um odor desagradável pode ser um indicador de que a água se está a acumular em locais escondidos. No entanto, quando chega a este ponto normalmente já vai ver água nas paredes ou sentir as paredes molhadas.
Água visível ou paredes molhadas: nesta altura, a fuga já é evidente. Fique atento a manchas de humidade em paredes, tectos ou chão, especialmente em locais onde não deveria haver águas.
Assim que detectar um destes sinais, deve agir imediatamente para minimizar os danos. Há vários serviços de pesquisa de fugas de água, incluindo alguns que utilizam câmaras dentro dos canos, para detectar a origem.
Como resolver instantaneamente uma fuga de água?
Se tiver uma fuga de água, só há uma forma de a parar instantaneamente: cortar o fornecimento de água. Vá ao contador e desligue a válvula da água, de forma a evitar que haja mais água a circular pelos canos. No entanto, note que isto vai cortar a água para a casa toda. Por isso, embora evite danos maiores, não resolve o problema.
Também precisa de ter em atenção que, mesmo que corte a água, ainda pode escorrer água que já estava em circulação nos canos. Por isso, use baldes e panos para ir absorvendo a água que vai saindo. Além disso, se a fuga de água estiver próxima de electrodomésticos ou tomadas, desligue a luz.
Quando a situação estiver mais estável, procure um profissional para substituir o cano furado ou a torneira. Pode encontrar aqui canalizadores no Porto com piquetes 24 horas e esperar por um orçamento, mas isto é apenas um exemplo. Há serviços semelhantes em praticamente todas as cidades.
O que fazer depois de parar a fuga de água?
Resolver uma fuga de água, um cano furado, nunca é simples. Por isso, embora seja possível resolver instantaneamente fugas de água ao desligar a válvula, precisa sempre de chamar um especialista para solucionar fugas de água. Em primeiro lugar, é preciso fazer uma inspecção para detectar a origem da fuga.
Para detectar a fuga não é preciso partir paredes. Inicialmente, a pesquisa pode ser feita através de contrastes térmicos, químicos ou inspecção por câmara. No entanto, quando se encontrar a origem da fuga de água, o mais provável é que seja preciso fazer rebocos na parede para substituir o cano furado.
Se a sua casa tem uma canalização antiga, aproveite para prevenir mais problemas. A canalização antiga pode andar por fora das paredes, se não quiser furar. Além disso, convém substituir válvulas e vedantes que demonstram desgaste, uma vez que estes pontos também podem provocar uma fuga de água.
Comentários