Como organizar o seu tempo e nunca chegar atrasado aos compromissos


Denise Jans


Organize a agenda (e a tecnologia é sua amiga!)

O primeiro passo para organizar o seu tempo é organizar a sua agenda. Se está a combinar coisas "de memória", é possível que se esqueça de outras coisas que combinou antes ou que combine para a mesma hora. Habitue-se a usar uma agenda e a organizar-se por cores (por exemplo, azul para consultas médicas, vermelho para compromissos familiares, amarelo para reuniões de trabalho, etc).

Aponte sempre o local para poder ter em consideração a deslocação de um sítio para o outro quando marcar um novo compromisso — muitas vezes, é isto que falha. Se não quer andar com uma agenda tradicional de um lado para o outro, use a agenda do telemóvel ou o Google Calendar, que também lhe permitem agendar eventos com uma determinada frequência (por exemplo, "levar o Miguel ao treino de futebol todas as terças às 18h").

Tenha um horário de sono regular


Outra dica importante para nunca chegar atrasado aos seus compromissos é ter um horário de sono regular (por exemplo, deitar-se todos os dias à meia-noite e acordar às 8 da manhã). Se conseguir "treinar" o seu corpo para dormir e acordar sempre às mesmas horas, não começa o seu dia a chegar atrasado, que causa um efeito dominó com o resto dos compromissos do dia. E sim, isto também vai fazer com que acorde mais cedo ao fim de semana, o que significa que tem mais tempo para se dedicar aos seus projectos pessoais!


Para conseguir regular o horário de sono, é importante deitar-se todos os dias à mesma hora, tentar cansar-se antes de se deitar (para adormecer mais depressa), preferir jantares ligeiros (para não ter uma digestão pesada), desligar os ecrãs pelo menos duas horas antes, para o seu cérebro "desligar" e cuidar do seu bem-estar psicológico para ter um sono realmente retemperador.

Não se comprometa se não pode cumprir

Aprenda a dizer que "não". Se é daquelas pessoas que não sabe dizer que não a um convite, a uma nova proposta de trabalho ou a um novo projecto, de certeza que tem 1001 coisas para fazer todos os dias. Mas não pode chegar a todo o lado ao mesmo tempo!

Conheça os seus limites, aprenda a dizer que não e recuse convites que, realisticamente, não vai conseguir cumprir. Se não vai conseguir dar o melhor de si, esse é o primeiro sinal de alarme para recusar. E se dá por si a deixar sempre as mesmas coisas para o fim da lista, se calhar é hora de as repensar pelo seu bem-estar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como fazer manutenção do meu relógio? FAQs

Está na hora de mudar de casa! Como encontrar o imóvel dos seus sonhos

Quanto tempo falta para 2021 chegar?