Como empacotar e organizar as caixas para uma mudança rápida e segura
Mudar de casa significa encaixotar todos os nossos pertences. Por isso, deixo aqui algumas dicas de como empacotar e organizar os seus pertences para uma mudança rápida e segura:
1. Comece por empacotar as coisas menos essenciais
Empacotar todos os seus pertences é uma tarefa demorada. Aliás, pode levar meses! Portanto, a minha primeira dica de como empacotar e organizar os seus pertences é começar a pôr as coisas menos essenciais pelo menos um mês e meia antes da mudança. Por exemplo, se estamos no Verão, comece a arrumar as roupas de Inverno: casacos grossos, edredons, cobertores, mantas, etc. Nos últimos dias da mudança só deve sobrar mesmo o básico essencial – uma ou duas panelas, talheres, roupa e artigos de higiene que caibam numa mala.
2. Crie um sistema para etiquetar todas as caixas
Agora, como é que vai encontrar o que pôs em casa caixa? Para conseguir arrumar as coisas na casa nova e encontrar o que precisa, crie um sistema para etiquetar todas as caixas. Escreva do lado de fora o que vai em cada caixa – por exemplo, utensílios de cozinha, livros, brinquedos, e por aí em diante. Também já li que a melhor forma de empacotar e organizar os seus pertences é usar um esquema de cores (por exemplo, azul para as toalhas, verde para as coisas de valor, etc), para que nenhum estranhado saiba o que está dentro de cada caixa.
3. Não poupe nos materiais para embalar
Até a empresa de mudanças mais cuidadosa do mundo pode danificar algumas coisas durante as mudanças. Uma curva apertada, uma travagem brusca, uma caixa que cai das mãos… e adeus copos, adeus serviço de loiça da avó! Por isso, uma das melhores dicas para empacotar e organizar os seus pertences é usar papel-bolha, forrar as caixas com espuma e fechar bem com fita cola forte. Os electrodomésticos também se podem forrar com espuma e cartão para não riscar.
4. Aproveite para se livrar daquilo que já não precisa
Antes de colocar qualquer coisa numa caixa, pergunte: ainda uso? Ainda faz falta? Afinal de contas, quantas mais caixas tiver para transportar, mais cara será a mudança (lembre-se que está a pagar um serviço à hora). Por isso, aproveite a altura em que estiver a empacotar para se desfazer das coisas que já não usa há muito tempo, do que já não tem arranjo ou daquilo que não vai precisar na nova casa. Se calhar, até pode vender em sites de segunda mão, como o OLX ou o Marketplace do Facebook.
5. Separe as caixas das mudanças por peso
O algodão ocupa muito espaço, mas pesa pouco. O chumbo ocupa pouco espaço, mas pesa muito. No entanto, para facilitar o transporte, convém que as caixas tenham dimensões e pesos semelhantes. Desta forma, vai ser mais fácil transportar e empilhar tudo no camião. Tente que as caixas não sejam demasiado pesadas para si, porque assim vai ser mais fácil levar tudo para os compartimentos certos quando chegar à sua nova casa.
6. Arrume os itens mais pesados primeiro no camião
Quando a empresa de mudanças chegar, comece por carregar primeiro os itens mais pesados, como eletrodomésticos, sofás, móveis grandes e livros. Depois, empilhe os itens mais leves por cima. Esta estratégia de organização não só ajuda a aproveitar o espaço do camião ao máximo, como diminui a probabilidade de danificar alguma coisa durante o transporte (se as coisas mais leves caírem por cima das mais pesadas é pouco provável que se danifiquem, mas o oposto já não é verdade.)
7. Reserve uma empresa de mudanças com antecedência.
A minha dica final de como empacotar e organizar os seus pertences para uma mudança rápida e segura é contratar uma empresa de mudanças com antecedência. Isso permite comparar diferentes empresas, encontrar a que tem as melhores avaliações e o melhor preço. No nosso caso, contratámos uma empresa que embalou todos os electrodomésticos, o que foi muito mais fácil (o frigorífico e máquina de lavar só se tiraram no dia da mudança, claro). Podem encontrar aqui empresas de mudanças em Castelo Branco e empresas de mudanças em Braga.
Comentários