Cuidados com as crianças: a importância das amas na infância

Quando as licenças de maternidade e paternidade acabam, a maior parte das famílias não tem ninguém com quem deixar os bebés. Para a maioria, a solução passa por procurar um berçário ou um infantário. Contudo, há muitas pessoas que não se sentem confortáveis a deixar um bebé de 6 meses num berçário – isto se encontrarem vaga. Por isso, a alternativa é procurar uma babysitter ou uma ama.


Qual a diferença entre uma babysitter e uma ama?


Primeiro, é importante perceber a diferença entre uma babysitter e uma ama. O babysitting é um trabalho informal e, normalmente, um part-time. Pode encontrar estudantes a fazer babysitting para ganhar algum dinheiro extra, por exemplo. Pelo contrário, ser ama em Portugal é um trabalho regulado. A ama cuida de crianças na sua residência até à entrada no pré-escolar, com 3 anos.


Todas as amas têm de cumprir uma formação em “apoio a crianças em jovens” ou formação superior em “educação para a infância” (educador de infância) ou puericultura. Em alternativa, podem ter experiência equivalente à formação se tiverem trabalhado pelo menos um ano numa creche nos dois anos que antecedem a abertura de actividade como ama familiar. 


Isso significa que, ao contratar uma ama, está na realidade a deixar os seus filhos numa “creche familiar”. A ama pode passar-lhe recibos e submeter essas despesas no IRS na categoria “educação”. Além disso, há mais regras que as amas têm de cumprir. Por exemplo, as amas só podem cuidar até um máximo de 4 crianças na sua residência e não podem ter registo criminal.


Qual é a importância da ama na infância? 


Os psicólogos sabem que tudo o que acontece na infância têm impacto na nossa vida. Por isso, a escolha da ama ou do berçário é extremamente importante. No caso das amas, a principal vantagem é proporcionar um ambiente seguro e familiar, em que a criança se sente protegida. Num berçário ou infantário, com uma turma maior, a atenção nunca será tão personalizada.


Durante a estadia com a ama, é natural que o bebé crie um vínculo emocional forte com a profissional, o que faz com que se sinta seguro e confiante em sua casa. Por isso, também se vai sentir à vontade para explorar novos ambientes, usar outros brinquedos e continuar o seu desenvolvimento social e emocional, o que nos leva ao próximo ponto.


A outra vantagem é que ama deve prestar cuidados adequados às necessidades e à idade da criança, o que contribui para o seu desenvolvimento mental e físico. É suposto o educador estimular a criança, em vez de ser apenas um cuidador que garante a sua segurança física. 


Por último, a ama permite que a mãe e o pai consigam conciliar a sua vida familiar e profissional. Os bebés são capazes de percepcionar a ansiedade dos pais. Se ainda está a amamentar e a fazer pele com pele, o bebé não vai sentir segurança e protecção se estiver ansiosa e deprimida. Nesta fase, o seu bem-estar é essencial para que a criança se sinta confiante.


Evidentemente, se o seu problema é conciliar todas as actividades e não o cuidado do bebé, também pode contratar uma empregada doméstica. Uma empregada doméstica que prepare as refeições, faça a limpeza da cozinha e de outras tarefas mais exigentes fisicamente (como a limpeza das caixilharias, por exemplo), já pode ser uma grande ajuda. Encontre aqui uma empregada doméstica em Lisboa ou uma empregada doméstica no Porto


Porquê contratar uma ama em vez de um berçário?


Em resumo, contratar uma ama em vez de um berçário proporciona um ambiente mais familiar, cuidados mais personalizados e, portanto, gera menos stress para o bebé. O facto de se sentir seguro também promove o desenvolvimento físico e emocional. A partir dos 3 anos, é recomendável inscrever as crianças no pré-escolar para desenvolverem as suas capacidades de socialização.


Por último, quer contratar uma ama, quer encontrar um berçário de confiança é essencial para que os pais possam retomar a sua vida profissional (e até afectiva!) com mais tranquilidade. Se está a sentir dificuldade em conciliar horários, em encontrar tempo para estar em casal e sente que toda a sua vida gira em torno do bebé… Peça ajuda!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A estação estival está aí: top 20 dos serviços mais procurados

DESCUBRA COMO SELECIONAR A EMPRESA DE REMODELAÇÕES ADEQUADA PARA O SEU PROJETO

O Fascínio dos Carros Usados, Vintage e Relógios: Unindo a Paixão pelo Passado