Como identificar sinais de problemas de canalização em casa?
Os problemas de canalização são sempre difíceis de resolver. Por isso, é essencial saber como identificar sinais de problemas de canalização em casa e agir assim que possível.
Quais são os sinais de problemas de canalização?
Estes são os sinais de problemas de canalização da sua casa mais comuns:
1. Torneiras a pingar
Um dos primeiros sinais de problemas de canalização são as torneiras a pingar. Mais do que ser um incómodo, um desperdício de água e um gasto desnecessário, quase sempre indica um projecta subjacente com a canalização. Se agir depressa, pode ser uma válvula desgastada ou defeituosa, fácil de substituir. No entanto, com o tempo, pode agravar-se e levar a uma pequena inundação.
2. Canos entupidos
Se a água demora muito a escoar no lavatório, no duche ou no lava-loiças, é provável que tenha os canos entupidos. Normalmente, isto deve-se à acumulação de gordura, restos de comida, cabelos e outros detritos nos canos. Se o problema persiste mesmo depois de aplicar um produto desentupidor, ou se a água começa a voltar para cima, é sinal de um entupimento grave que requer atenção profissional.
Canos entupidos? Deixo aqui algumas dicas para evitar entupimentos.
3. Baixa pressão da água
A pressão da água é essencial para o funcionamento eficaz das torneiras e chuveiros. Quando a pressão da água diminui significativamente, pode ser um sinal de problemas de canalização. Há várias causas, desde problemas na bomba de água do prédio a coisas mais simples, como a acumulação de sedimentos nos canos. Fale com o condomínio e, se o problema não for geral, procure os serviços de um canalizador.
4. Água suja ou avermelhada
Se a água que sai das torneiras tem uma cor acastanhada ou avermelhada, é um sinal de problemas de canalização em casa. A cor vermelha indica que há corrosão nos canos, especialmente se estamos a falar de canos antigos. Este tipo de problema indica que a canalização está a deteriorar-se de forma significativa. Para evitar problemas no futuro, tem mesmo de trocar a canalização.
5. Água com sabor metálico
Outro sinal de problemas na canalização é a água com sabor metálico. Tal como a água avermelhada, o sabor metálico deve-se à corrosão dos canos antigos de metal. Quando o sabor da água já está alterado, a água está imprópria para consumo. Portanto, fale com um canalizador para substituir a canalização o quanto antes. Pode ser mais barato se a canalização ficar em calhas, em vez de fazer rebocos nas paredes.
6. Fugas de água
Um dos sinais de problemas de canalização é o aumento inesperado na conta da água. Se os hábitos de consumo se mantiveram os mesmos, mas a conta disparou, é possível que haja uma fuga de água em algum ponto do sistema de canalização. Com o tempo, estas fugas causam manchas húmidas nas paredes, tectos ou até pequenas poças de água em locais inesperados. Chame um especialista para detectar a origem da fuga.
7. Ruídos estranhos nos canos
Se ouvir sons de batidas, estalos e assobios vindos dos canos, é um sinal de problemas na canalização. Estes ruídos podem ser causados por vários factores, como a pressão excessiva da água, ar nos canos ou fixações soltas. Embora seja tentador ignorar estes barulhos, podem indicar um problema mais sério que, se não tratado, pode resultar em danos mais graves.
Os problemas de canalização podem causar grandes transtornos se não forem identificados e resolvidos atempadamente. Ficar atento aos sinais de problemas de canalização, como fugas, canos entupidos, água suja ou com um sabor metálico, ruídos estranhos ou alteração na pressão de água, chame um canalizador. Agir de imediato pode evitar problemas maiores, embora em muitos casos seja necessário substituir a canalização.
A maioria das grandes cidades têm empresas de canalização com piquetes disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Por exemplo, se procura um canalizador no Porto, basta carregar no link. Explique o que se passa, receba até 5 orçamentos gratuitos, e escolha o canalizador ou picheleiro que lhe oferece a melhor relação preço/qualidade.
Comentários