Gás natural ou gás propano: qual escolher?
Veja o que está disponível na sua área de residência
Em primeiro lugar, tem de investigar qual é o tipo de gás disponível na sua zona de residência. Em algumas zonas nem sequer há gás canalizado, por isso nem se coloca a questão. Noutras zonas, só há ou gás natural canalizado ou gás propano canalizado, por isso também não tem a opção de escolha. Por isso, antes de mais, investigue qual é a melhor solução para o seu lar.
O gás natural só vale a pena se a sua casa tiver instalação
Para usar o gás natural, o gás canalizado ou o “gás de cidade” precisa de ter uma instalação de gás em sua casa. Se não tiver essa instalação, tem de procurar uma empresa certificada para fazer a instalação de gás. No entanto, só vai ter retorno desse investimento a longo prazo. Por isso, se vive numa casa alugada, ou se está a pensar em vender a sua casa em breve, o mais provável é que não valha a pena.
Com o gás propano é mais fácil controlar os gastos
Uma das vantagens do gás propano em botija é que é muito mais fácil controlar os gastos. Tente pensar, por exemplo, num tarifário pré-pago e num pós-pago. Com o pré-pago, sabe sempre quanto vai gastar. Pelo contrário, com o pós-pago se calhar começa a telefonar e mandar mensagens descontroladas, e no final do mês tem uma surpresa. Aqui acontece exactamente a mesma coisa! E por falar em gastos, deixo aqui algumas dicas para poupar gás na cozinha.
O gás natural é mais seguro
Outra diferença importante entre o gás natural e o gás propano é a segurança. Em caso de fuga, o gás natural dissipa-se rapidamente porque é mais leve do que o ar. Por outro lado, o gás propano é mais pesado do que o ar e, por isso, demora bastante a dissipar-se. Esta diferença faz com que o gás natural seja mais seguro no caso de haver uma fuga, além de ter apoio do comercializador 24 horas por dia.
O gás natural é mais ecológico
A nível da pegada ambiental, também há uma diferença importante entre o gás natural e o gás propano. O gás natural canalizado é mais amigo do ambiente porque emite menos CO2. Por isso, se essa é uma preocupação sua, prefira o gás natural ao gás propano. No entanto, em termos de energia, não há dúvida que a mais ecológica é a electricidade verde gerada energia solar, eólica e hidrelétrica.
Na manutenção há um empate técnico
No que diz respeito à manutenção, tanto o gás natural como o gás propano exigem cuidados. É importante fazer uma manutenção geral pelo menos a cada cinco anos, para garantir que não há fugas e que tudo está a funcionar bem. Há quem ache que a manutenção do gás canalizado é mais cara porque é obrigatório fazer uma inspecção a cada cinco anos, mas é importante não facilitar em nenhum caso. A propósito, deixo aqui o preço médio de um arranjo de gás.
Então, gás natural vs gás propano: qual escolher?
Em suma, o gás (tanto o gás natural como o propano) sai mais económico do que o aquecimento da água e mesmo para o aquecimento da casa do que a electricidade. No entanto, há diferenças entre o gás natural e o gás propano. Se a sua casa não tem instalação de gás, só compensa fazer essa instalação a longo prazo. No caso de precisar de resolver o problema a curto prazo, é mais fácil optar pelo gás em botija,
Por outro lado, o gás natural canalizado é mais seguro e mais ecológico do que o gás propano e do que o gás butano. Por isso, se tiverem essa possibilidade, recomendo escolher o gás natural.
Comentários